A Missão de Observação da UE, como comentado pelo chefe Observa Hölvényi György, registrou violações contínuas cometidas por partidos políticos e candidatos durante o dia da eleição no Líbano, em 15 de maio, incluindo a violação do voto de silêncio durante o período eleitoral.
@HolvenyiGyorgy: “This morning, our media monitoring team observed several violations of the silence period on major tv channel, including political content from candidates”.#Lebanon #Elections22 pic.twitter.com/kR5OnvOuVL
— EU EOM Lebanon Elections 2022 (@eueomlebanon22) May 15, 2022
György afirmou que todos os locais de votação abriram a tempo com atraso. No entanto, ele considerou preocupante que dois terços dos locais de votação observados não fossem acessíveis aos eleitores com mobilidade reduzida.
A Missão de Observação Eleitoral da UE havia posicionado 170 observadores em 26 distritos menores e 15 distritos principais em todo o Líbano. monitorando e avaliando o processo eleitoral e sua acometia com compromissos regionais e internacionais sobre participação política e eleições democráticas.