Home Brasil Brasil: Senado aprova acordos de cooperação de defesa com o Líbano

Brasil: Senado aprova acordos de cooperação de defesa com o Líbano

225
0
A matéria foi aprovada na forma do relatório da Comissão de Relações Exteriores, de autoria do senador Julio Ventura. Imagem: Agência Senado

Foi ratificado na quarta-feira (05) o acordo entre Brasil e Líbano sobre cooperação em matéria de defesa, assinado em Beirute em dezembro de 2018. O relatório do PDL 770/2019 aprovado em Plenário foi o da Comissão de Relações Exteriores (CRE), de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

O texto estabelece que o acordo buscará, entre outros pontos, promover a cooperação entre as partes em assuntos relativos à defesa, com ênfase nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, apoio logístico, aquisição de serviços e produtos de defesa, e contribuir em assuntos relacionados a sistemas e equipamentos no campo da defesa.

De acordo com o relator, trata-se de um “acordo-quadro na área da defesa, similar ao travado pelo Brasil com outros Países, sendo meritório e conveniente”.

“Em relação ao convívio bilateral na área de defesa, sempre bom lembrar que o Brasil participou, por quase uma década, da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), implementada em 2006 a pedido do Governo do Líbano. Além disso, participamos do desdobramento terrestre na missão da UNIFIL no sul do Líbano, a vigiar a Blue Line (linha entre Líbano e Israel)”, explicou senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) em seu relatório.

Antes da votação, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) salientou a relevância da imigração libanesa no Brasil e a importância do acordo entre os dois países num momento em que o Líbano enfrenta grandes dificuldades econômicas e políticas.

— Se há 3 milhões de habitantes lá [no Líbano], só de descendentes de libaneses neste país há 12 milhões. A nossa homenagem ao povo libanês — concluiu.