
O presidente Jair Bolsonaro (PL) perdeu apoio entre os brasileiros que vivem no Líbano. A comunidade estimada em pouco mais de 20 mil brasileiros, segundo o Itamaraty, declarou apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que venceu no primeiro turno das eleições.
No Líbano, a votação no PT, este ano de 2022, aumentou drasticamente na comparação com as últimas eleições de 2018, quando Bolsonaro venceu por duas vezes o candidato Fernando Haddad (PT).
Apesar do governo Bolsonaro enviar doações para o Líbano, que vive uma grave crise econômica, com a moeda desvalorizada em mais de 90% em relação ao dólar americano, os brasileiros que moram no país, não se agarraram as ajudas humanitárias enviadas pelo Brasil e devem eleger o Lula no próximo domingo (30).
O Brasil enviou ao Líbano as 4.000 toneladas de arroz prometidas pelo governo de Jair Bolsonaro, quando ocorreu a explosão no porto de Beirute, em 04 de agosto de 2020 e o país mais uma vez sofreu um grande impacto econômico.
A comunidade libanesa que vive no Brasil, sendo grande parte apoiadora do atual presidente, organizou outras doações, que foram enviadas para o Líbano com o apoio do governo brasileiro e chefiada pelo ex-presidente Michel Temer (MDB).
Eleições no Líbano
Neste ano de 2022, mais de 697 mil eleitores estão aptos a votar no exterior. Eles podem votar somente para presidente da República.
No Líbano, mais de 6 mil brasileiros poderão ir às urnas no próximo dia 30 de outubro. Assim como ocorre no Brasil, as mulheres formam a maioria do eleitorado que vota no Líbano. Elas serão maioria nas seções eleitorais em Beirute e em Kab Elias, no Vale do Bekaa.
Locais de Votação no segundo turno
Horário de votação: das 8h às 17h, horário local.
A votação ocorrerá em dois locais:
- Setor consular da Embaixada do Brasil em Beirute
Endereço: Immeuble Zakhem Plaza, Rua Patriarche Arida (interseção entre as ruas 44 e 45). - Consulado Honorário em Kab Elias (Vale do Bekaa)
Endereço: Rua Principal de Kab Elias (Boulevard)