Home Destaques Líbano: Depositantes ateiam fogo em agências bancárias na capital

Líbano: Depositantes ateiam fogo em agências bancárias na capital

224
0
População ateou fogo em agências bancárias de Beirute.

Manifestantes libaneses atacaram bancos em um bairro de Beirute nesta quinta-feira (16), enquanto bloqueavam estradas que protestavam contra as restrições informais aos saques em dinheiro em vigor há anos e a rápida deterioração das condições econômicas.

Pelo menos seis bancos foram alvejados quando a lira libanesa atingiu um novo recorde de baixa na quinta-feira, disse um porta-voz do Depositors Outcry, um lobby que representa depositantes com dinheiro preso no setor bancário do país.

Um banco no bairro de Badaro foi tomado pelo fogo. Os bombeiros conseguiram controlar o incêndio rapidamente, enquanto a polícia de choque estava nas proximidades com escudos.

Desde 2019, os bancos libaneses impuseram restrições aos saques em dólares americanos e liras libanesas que nunca foram formalizados por lei, levando os depositantes a buscar acesso aos seus fundos por meio de ações judiciais e, muitas vezes, pela força.

A lira libanesa perdeu mais de 98% de seu valor desde que o setor financeiro do país implodiu em 2019. Ela estava mudando de mãos a cerca de 80.000 liras por dólar na quinta-feira, caindo de 70.000 liras apenas dois dias antes.

O gabinete do primeiro-ministro do Líbano disse que o trabalho está em andamento para remediar as condições financeiras no país.

O Líbano deu um primeiro passo para garantir um resgate do Fundo Monetário Internacional em abril de 2022, mas, quase um ano depois, não conseguiu realizar as reformas necessárias para finalizá-lo.