
O general militar dos EUA que lidera o comitê encarregado de impor o cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah elogia os esforços das Forças Armadas Libanesas na implementação dos estágios iniciais do acordo após uma visita a uma das bases das LAF no sul do Líbano.
O major-general americano Jasper Jeffers e o brigadeiro-general francês Guillaume Ponchin visitaram o quartel-general da 5ª Brigada da LAF, que fica cinco quilômetros a nordeste de Naqoura.
“Como parte da transição possibilitada pelo Mecanismo, a LAF imediatamente enviou forças para a área para limpar estradas, remover munições não autorizadas e fornecer segurança ao povo do Líbano”, diz uma declaração da Embaixada dos EUA em Beirute.
“Jeffers e Ponchin visualizaram estoques de armas a serem destruídas nos próximos dias, que a LAF apreendeu de grupos armados não autorizados”, revela o comunicado dos EUA.
“A LAF é a provedora legítima de segurança para o Líbano e continua a demonstrar para mim e para o resto do Mecanismo que tem a capacidade, intenção e liderança para proteger e defender o Líbano. Eles agiram decisivamente, rapidamente e com clara expertise. Hoje, vimos um exemplo disso com os soldados da 5ª Brigada, diz Jeffers.