A maior comunidade libanesa no mundo fora do Líbano está no Brasil e já se movimenta para o pleito eleitoral, que ocorrerá no próximo dia 27 de março. O cadastro dos eleitores poderá ser feito até o dia 20 de novembro, às 23h59, horário de Beirute.
A nova data aprovada pelo Parlamento do Líbano, no último mês de outubro antecipou as eleições legislativas em dois meses, objetivando não deixar o pleito acontecer durante o Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos.
A inscrição pode ser feita Embaixada Libanesa de seu país de residência, no Consulado Geral Libanês em sua cidade, ou preenchendo um formulário online disponível em Diaspora Vote do Ministério de Relações Exteriores e Emigrantes do Líbano. Basta você acessar o link por aqui.
formulário requer o nome completo do eleitor elegível, número de telefone e endereço de e-mail, após o qual um link será enviado a eles para fazer login e fornecer as informações pessoais necessárias.
Os eleitores precisam apresentar um ID oficial, seja um passaporte libanês ou uma carteira de identidade libanesa, ou um Ikhraj Qayd (Boletim do Estado Civil).
Libaneses no mundo pedem mudanças no Líbano. No Brasil, onde está a maior comunidade libanesa no mundo, inúmeras ações de chamamento estão sendo realizadas para encorajar todos se inscreverem.