As eleições parlamentares do Líbano, no domingo (08), em Foz do Iguaçu (PR) começou com pouca movimentação de votantes, mas no período da tarde e nas últimas horas de votação, os libaneses compareceram. Dos 553 inscritos, compareceram 404 eleitores.
As urnas foram abertas a partir das 7 horas da manhã e seguiram até as 22 horas na Escola Libanesa Brasileira. Compareceram em São Paulo e Foz do Iguaçu 54,72% dos eleitores cadastrados no Brasil.
Foram organizadas duas salas de eleição divididas de acordo com região de registro da carteira de identidade ou passaporte de cada votante.
Um representante do Consulado Geral do Líbano em São Paulo foi enviado para chefiar as urnas e certificar a autenticidade do processo eleitoral na tríplice fronteira.
O baixo número de eleitores aptos a exercerem seu direito de voto no Brasil, de acordo com o cônsul do Líbano em SP, Rudy El Azzi, é a falta de documentos. Apesar do Brasil manter a maior comunidade libanesa no mundo, não são todos os descendentes que mantém documentação libanesa.
O jovem brasileiro e descendente de libaneses, Ali Mohamad, veio acompanhado dos pais e revela que é a primeira vez que participa das eleições libanesas. Segundo ele, o sentimento é de pertencimento. “Me faz sentir parte da comunidade, eu escolhi votar porque me senti à vontade para participar disso”, afirmou.

A médica recém graduada e filha de libaneses, Zainab Hijazi conta que se sente orgulhosa e feliz em garantir seu voto como uma maneira de retribuir todas as vidas sacrificadas no Líbano. “Felicidade e orgulho em poder dar um voto para um país onde muitas pessoas sacrificaram a vida em prol de um país melhor”, argumentou.
O líder religioso e professor de religião da Escola Libanesa Brasileira, Sheik Mohamad Khalil, aprovou a organização e a disciplina das eleições em Foz do Iguaçu. “Está muito organizado, pacífico, lindo e democrático. Isso demonstra o mosaico religioso e político do Líbano fora dele”, elogiou.
Eleições libanesas no Brasil
Além de Foz do Iguaçu, outras três cidades também realizaram as eleições libanesas no Brasil neste domingo (8): São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Somente os cidadãos libaneses que realizaram um pré-cadastramento via internet de outubro a novembro de 2021 e receberam um e-mail de confirmação, puderam votar.