Home Brasil Foz do Iguaçu: Supermercado islâmico já se prepara para o Ramadã 2022

Foz do Iguaçu: Supermercado islâmico já se prepara para o Ramadã 2022

681
0

Faltando pouco mais de um mês para o início do Ramadã, o nono mês do calendário islâmico, período sagrado para os mulçumanos, um supermercado da cidade brasileira de Foz do Iguaçu (PR), já começou se organizar para atender as demandas da comunidade islâmica da tríplice fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai. O calendário al-Qura da Arábia Saudita prevê que o Ramadã comece em 2 de abril de 2022 e termine no dia 1º de maio, com o próximo mês (Shawwal), começando em 2 de maio com as festividades de três dias de Eid al-Fitr.

O supermercado Hayet é um dos lugares mais procurados por muçulmanos. Todos os produtos vendidos são halal, estão dentro das regras estabelecidas pela Lei da Jurisprudência Islâmica. Nenhum produto derivado de carne suína ou bebidas alcoólicas são vendidos no estabelecimento.

Toda carne é halal. Não é vendida carne suína e derivados.

E para atender as demandas da segunda maior comunidade islâmica do Brasil, o supermercado já se organizou e abasteceu o estoque de tâmaras, frango, carne, jallab, entre outros. Muitos produtos são oriundos de países árabes.

De acordo com o Khalil Mustapha Smidi, proprietário do supermercado, para o ramadã deste ano é esperado um aumento de 40% no número das vendas em comparação ao último mês de dezembro. Para ele, que saiu de Sultan Yacoub, no Vale do Bekaa, e mantém o estabelecimento há mais de 24 anos,  em foz do Iguaçu, os número são muito positivos para economia local e estadual, já que a cidade está prestes a se tornar um destino turístico halal, tornando-se a primeira na América Latina a conseguir o título.

As vendas para o Ramadã deste ano devem aumentar em 40%.

Com essa possibilidade de Foz receber o selo halal, abre um grande mercado para os muçulmanos. Smidi saiu na frente e abastece hotéis, açougues, restaurantes e atrações turísticas da cidade.

Quando um muçulmano de fora visita Foz do Iguaçu, além de ter mesquitas para rezar, ele encontra segurança para consumir produtos com precedência islâmica. Hoje, o supermercado de Smidi é o maior do Oeste do Paraná.