O ministro da Economia e Comércio do Governo interino, Amin Salam, anunciou, em coletiva de imprensa, a decisão de permitir a fixação de preços de produtos de supermercado em dólares, alegando que o objetivo será a proteção do consumidor no Líbano.
Ele ressaltou que o consumidor poderá pagar em liras libanesas de acordo com o preço adotado no supermercado. “Desde o início da nossa conversa sobre este assunto, a taxa de câmbio do dólar era de 60.000, e infelizmente hoje é de cerca de 80.000. Isto levou-nos a tomar esta decisão, que é de natureza excepcional”.
E continuou: “O dever nacional nos impõe de desempenhar nosso papel como ministério e como comitê econômico, a fim de evitar a segurança alimentar do cidadão libanês, da indústria e do setor privado libanês ao vento e ao círculo de perigo”.
O Ministério ressalta os benefícios para o consumidor
1- Permitir que o Ministério da Economia e a Direção de Defesa do Consumidor controlem os preços de forma mais eficaz.
2 – Ativar a concorrência entre os diversos supermercados, o que ajuda o consumidor a comparar os preços anunciados em moeda fixa e ir até o ponto de venda de menor preço de acordo com a taxa de câmbio adotada no mercado.
3 – Baixando os preços quando a taxa de câmbio do dólar cai.
4 – E também a estabilidade dos preços nos centros de vendas e a sua publicidade através de um cartaz claro dentro do supermercado em termos de dólar e lira.