O primeiro-ministro interino, Hassan Diab, recebeu nesta terça-feira (11), uma delegação do setor de turismo na presença do ministro Ramzi Al-Musharrafieh.
A delegação incluiu o presidente da Federação dos Sindicatos de Turismo e do Sindicato dos Proprietários de Hotéis, Pierre Ashkar, o chefe do Sindicato dos Proprietários de Restaurantes, Cafés, Cabarés e Doces do Líbano, Tony Al-Rami, Presidente do Sindicato dos Sindicatos dos Subúrbios Ali Tabaja, O Secretário-Geral das Federações Sindicais de Turistas, Jean Beiruti, e o Presidente do Sindicato do Monte Líbano, Ibrahim Al-Zaidi. As discussões foram feitas sobre as medidas para reabrir a Faixa após o Eid Al-Fitr.
“Nos reunimos hoje com o presidente Diab na presença dos sindicatos do turismo e discutimos o sofrimento que o setor vem passando há dois anos. O presidente expressou seu entendimento sobre os problemas que os setores sofrem no Líbano por conta da conjuntura econômica, monetária, crise financeira e de saúde, além da crise política e do atraso na formação do governo ”, disse o ministro.

Ele disse que pediram ao presidente que dê suas diretrizes para estender o prazo de abertura de estabelecimentos turísticos até a meia-noite aos locais ao ar livre, e exigimos também que os hotéis cobrassem o aluguel dos quartos na moeda nacional do libanês e em dólares dos não libaneses.
“A nossa aposta no sector do turismo é natural, sobretudo perante estas circunstâncias. Recordamos que a reabertura do sector deve ser acompanhada de estrita adesão às medidas preventivas contra o coronavírus, para manter a segurança da saúde e da segurança dos cidadãos, o que é uma prioridade para todos nós. O presidente Diab prometeu dar seguimento às nossas reivindicações e submetê-las ao Comité Corona ”.