Home Destaques Ministro da Economia diz que a crise do pão será resolvida nos...

Ministro da Economia diz que a crise do pão será resolvida nos próximos dois dias

207
0
Homem produzindo pão no Líbano. Imagem: AFP

O ministro da Economia, Amin Salam, disse nesta quinta-feira  (28) de manhã que a crise do pão deve ser resolvida nos próximos dois dias.

Durante várias semanas, filas se formaram em frente a padarias em todo o Líbano, com brigas sendo relatadas regularmente. Algumas empresas já se envolveram em contrabando e venda de pacotes de pão no mercado negro a preços muito mais altos do que as taxas oficiais.

Salam anunciou na última sexta-feira que um comitê composto por pessoal judicial, de segurança e gerencial foi formado para policiar a produção de pão nas padarias e garantir que o trigo subsidiado esteja sendo distribuído uniformemente entre padarias e usado exclusivamente para a produção de pão árabe. O ministro não tenha esclareceu como isso seria implementado praticamente entre as padarias do Líbano.

O Parlamento aprovou um empréstimo de US$ 150 milhões na terça-feira para o Líbano financiar as importações de trigo. O empréstimo foi aprovado pelo Banco Mundial em 6 de maio e foi feito para “financiar importações imediatas de trigo para evitar a interrupção da oferta no curto prazo e ajudar a garantir pão acessível para famílias pobres e vulneráveis”, disse um porta-voz do Banco Mundial.