O Líbano está entre os 10 países mais poluídos do mundo. E existe uma força tarefa para que o cenário seja modificado. A poluição ambiental é uma das crises mais proeminentes que o mundo atravessa hoje, diante das mudanças climáticas e da chegada das temperaturas a níveis recordes, seja no verão ou mesmo no inverno.
A mudança para o Líbano, o único país árabe da lista, enfrenta uma grande crise de gestão de resíduos, resultando em graves riscos ambientais e de saúde. A poluição atmosférica urbana é outra questão importante, principalmente devido às emissões dos automóveis. A corrupção, a ausência de um governo e a crise política e econômica levaram à interrupção da maioria dos projetos ambientais, à secagem dos rios e ao aumento da taxa de incêndios no país nos últimos anos.
Este é o ranking dos 10 países mais poluídos do mundo de acordo com o “World of statistics”:
–Mongólia
–Myanmar
–Líbano
–Gana
–Nigéria
–Afeganistão
–Bangladesh
–Vietnã
–Nepal
–Peru
Em geral, fatores comuns entre esses países são a ausência de leis que prevejam a proteção ambiental, a forte dependência de combustíveis fósseis, a má gestão de resíduos e, em alguns casos, a instabilidade política ou conflito.
A Mongólia, por exemplo, que ocupa o primeiro lugar, e apesar de ser um dos países menos densamente povoados do mundo, enfrenta uma grave crise de poluição, especialmente em sua capital, Ulaanbaatar, devido à dependência do carvão para aquecimento e energia. Também sofre com tempestades de poeira que contribuem para a má qualidade do ar.
Mianmar enfrenta desafios ambientais devido ao desmatamento, extração ilegal de madeira, poluição do ar pela queima de produtos agrícolas e emissões de carros. O setor industrial e a ausência de salvaguardas ambientais também são uma grande parte da crise.
Gana, que está lutando contra a poluição das atividades de mineração, particularmente a mineração de ouro, que levou à poluição da água e ao desmatamento. Gana também sofre com a poluição do ar urbano.
A Nigéria, o país mais populoso da África, sofre com a grave poluição devido à produção industrial e também com uma crise hídrica e terrestre devido aos derramamentos de petróleo.