Home Destaques Ong oferta serviços de saúde gratuito para gestantes e lactantes em Saida

Ong oferta serviços de saúde gratuito para gestantes e lactantes em Saida

306
0
Os atendimentos são gratuitos. Imagem: Agência Nacional de Notícias

Nesta quarta-feira (12), mulheres do sul do Líbano receberam atendimentos médicos, puderam fazer exames gratuitos e foram conscientizadas sobre o parto humanizado e a importância do aleitamento materno. A iniciativa é da Fundação Marouf Saad, que retomou o projeto “Saúde Reprodutiva em Saida”, com o apoio da Noruega.

As mulheres estão sendo atendidas na praça Najma. Elas passam por consulta médica, e se necessários, recebem medicamentos e suplementos.

O projeto que teve início no primeiro semestre de 2015 e até o momento já atendeu mais de 700 gestantes.

A iniciativa busca orientar gestantes sobre os direitos delas de ter uma parto normal, humanizado, sem necessidade de uma cesariana. Em comunicado, a Fundação ressalta o número de partos na região, “o projeto foi baseado em estatísticas sobre as altas taxas de cesarianas em hospitais do sul e na cidade de Saida, atingindo em 2016 cerca de 75% de todos os nascimentos, por isso medidas tiveram que ser tomadas para reduzir esse fenômeno, e as altas taxas de casamento precoce na
região”, ressalta o comunicado.

O projeto também oferta atendimento voltado para saúde mental. Um trabalho muito forte de conscientização é feito as mulheres gestantes e suas mães sobre a importância da educação, a importância da tomada de decisão, a extensão dos danos físicos e psicológicos as mulheres.