Home Destaques Parte do complexo de silo de Beirute entra em colapso

Parte do complexo de silo de Beirute entra em colapso

249
0
A poeira sobe como parte dos silos de grãos de Beirute, danificados na explosão do porto de agosto de 2020, em colapso, em Beirute Líbano 31 de julho de 2022. Imagem: Mohamed Azakir

Diversas partes dos silos de grãos portuários de Beirute, desabaram e uma enorme nuvem de poeira se levantou neste domingo (31) após um incêndio de três semanas, desencadeado por grãos que haviam fermentado no calor do verão.

O bloco norte dos silos quando caiu, gerou pânico na população.  Soou como uma explosão espalhou poeira cinzenta.

Assaad Haddad, diretor geral do Port Silo, disse que “tudo está sob controle” mas que o problema ainda não diminuiu.

No entanto, Youssef Mallah, do Departamento de Defesa Civil, disse que outras partes do bloco norte dos silos estavam em risco e que outras seções da ruína gigante poderiam entrar em colapso.

Os silos de 50 anos, de 48 metros de altura, resistiram à força da explosão há dois anos, protegendo efetivamente a parte ocidental de Beirute da explosão que matou mais de 200 pessoas, feriu mais de 6.000 e danificou bairros inteiros.

Não houve relatos imediatos de mortes ou feridos.

Quatro de Agosto de 2020

A explosão, alimentada por uma grande loja química que havia sido mantida no porto por quase sete anos, feriu milhares e destruiu a parte leste da cidade, deixando dezenas de milhares de pessoas na área desabrigadas.

Moradores disseram que o incêndio de semanas no porto reacendeu o trauma da explosão, pelo qual ninguém ainda foi responsabilizado.