Home Destaques Beirute: Homem armado invade banco, faz reféns e exige que liberem o...

Beirute: Homem armado invade banco, faz reféns e exige que liberem o dinheiro que ele mantém em conta

227
0
Membros da polícia libanesa e da defesa civil asseguram a área fora do banco federal em Hamra, Beirute. Imagem: Mohamed Azakir

Um homem armado exigindo depósitos congelados por seu banco fez inúmeras pessoas de reféns nesta quinta-feira (11), no Banco Federal do Líbano.

Os bancos libaneses limitaram as retiradas de moeda forte para a maioria dos depositantes durante o colapso financeiro de três anos do país, o que deixou mais de três quartos da população lutando.

O homem entrou na filial do banco libanês, no bairro de Hamra, no oeste de Beirute, pouco antes do meio-dia desta quinta-feira com uma arma de fogo.

“Ele exigiu acesso a cerca de US$ 200 mil que tinha em sua conta bancária e quando o funcionário recusou o pedido, começou a gritar que seus parentes estavam no hospital. Então ele sacou a arma”.

Alguns clientes do banco conseguiram fugir antes que ele fechasse as portas.

Pelo menos um idoso foi libertado do banco por causa de sua idade e negociadores do governo foram destacados para iniciar conversações com o sequestrador, informou o Ministério do Interior.

Desde que a crise financeira do Líbano tomou conta em 2019, muitos bancos comerciais congelaram clientes de sua moeda forte através de controles informais de capital.

Eles limitam os saques mensais em dólares americanos e permitem que outros valores limitados sejam sacados em liras libanesas a uma taxa muito inferior à taxa de mercado paralela – resultando em um corte significativo no valor original dos depósitos.

Os bancos dizem que põem exceções para casos humanitários, incluindo cuidados hospitalares, mas os depositantes disseram à Reuters que essas isenções raramente são implementadas.