Bkassine é uma cidade muito interessante, charmosa e pacífica. Fica localizada ao sul do Líbano, a 70 km da capital, Beirute, e a 23 km de Saida.
Situada a uma altitude média de 800m, a Bkassine é famosa por sua gloriosa floresta de pinheiros de 200 hectares, a maior do Líbano e do Oriente Médio, o que a tornou um centro turístico privilegiado graças ao seu ambiente natural preservado e excelente clima.
É notável por sua suntuosa igreja de St Takla, o principal ponto de encontro para eventos como o festival anual de Bkassine.
Os visitantes da vila são frequentemente surpreendidos pelas vistas espetaculares e em constante mudança das tradicionais casas de telhado vermelho aninhadas nas ruas estreitas e vegetação.
Uma série de contrastes naturais podem ser vistos na área circundante: de montanhas a vales exuberantes regados por cachoeiras; as vistas mudam rapidamente de colinas cobertas de pinheiros para paisagens rochosas dramáticas e planícies férteis pontilhadas com oliveiras.
A floresta de pinheiros é a característica mais importante da vila que atrai turistas. É um destino privilegiado para o ecoturismo e desempenha um papel importante na economia rural, oferecendo grandes oportunidades econômicas através da colheita de pinheiros. O município é responsável pelas atividades de manutenção e poda florestal.
Com uma rica biodiversidade de espécies vegetais, outros produtos florestais não madeireiros incluem plantas aromáticas e medicinais coletadas pela comunidade para uso culinário e medicinal doméstico. A floresta inclui várias características tradicionais, como pontes antigas que remontam aos tempos otomanos, prensas de oliva e moinhos de água ao longo do rio que corre ao longo da borda da floresta.