Home Brasil A empreendedora libanesa que adoça o Brasil

A empreendedora libanesa que adoça o Brasil

1074
0

A libanesa Aisha Harb comanda uma das primeiras lojas de doces árabes do Brasil. Tudo teve início em 1996, com a chegada do marido no país. Bayan resolveu desbravar o mercado de doces, mas foi em 2005, quando ela chega ao Brasil, que os negócios ganham força e organização.

Ao lado do marido Bayan, a empreendedora se destaca no mercado de doces árabes no Brasil. Imagem: Reprodução do Facebook

Com o toque e a perseverança feminina, Aisha começou um trabalho muito forte de apresentar os sabores do Líbano para os brasileiros.

Os doces árabes com a organização feminina. Imagem: Rowse

A empreendedora é da cidade de Al Marj e em solo brasileiro, acreditando no potencial do Oeste do Paraná, deu vida a Albayan, uma loja de doces localizada em Foz do Iguaçu, onde está a segunda maior comunidade árabe no Brasil.

Aisha conta também com a força do turismo. O seu empreendimento fica muito bem localizado, ao lado da única mesquita da cidade e já faz parte do roteiro turístico do Paraná.

A doceria está no roteiro turístico do Paraná. O ator da Globo, o árabe Kaysar Dadour visitando Foz. Imagem: Reprodução do Instagram

E mesmo com os desafios impostos pela pandemia, o mercado de doces continua aquecido. Segundo ela, hoje os clientes estão espalhados pelo Brasil, uns compram para consumo próprio e outros, para atenderem as demandas dos comércios árabes pelo país.

E quem pensa que o caminho da empreendedora foi uma doçura, não imagina que durante cinco anos, ao lado do marido, teve que se reinventar diversas vezes, trabalhar muitas horas por dia, se dividir entre os negócios e a maternidade para  conquistar uma clientela fiel.

Hoje, quando você chega na doceria, é recebido pela empreendedora. Muito atenta aos mínimos detalhes, comanda uma equipe de ajudantes que atendem a grande demanda da loja de doces.

Toneladas de doces árabes são produzidas e vendidas por mês. Imagem: Reprodução do Instagram

O empreendimento deu tão certo, que além de vender toneladas de doces árabes por mês para diversos estados brasileiros, Aisha conseguiu abrir oportunidades de trabalhos e emprega jovens da cidade.

Aisha chegou ao Brasil sem conhecer o idioma e a cultura. Se deparou com inúmeros desafios ocasionados à vinda de outro país.

    Aisha emprega outras mulheres no empreendimento. Imagem: Reprodução do Facebook

 

Aos 35 anos, com uma trajetória de muito trabalho e conquistas, Aisha é considerada uma grande referência de empreendedorismo feminino no Paraná. Com 16 anos adoçando o Brasil, ela conseguiu mostrar o poder da liderança de uma mulher para o sucesso de uma empresa.