Aumentando a representatividade feminina e libanesa na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Yasmim Hachem (MDB) é a vereadora mais jovem do município.
Ela tomou posse nesta sexta-feira (01), foi eleita primeira secretária e vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Saúde, Assistência Social e Defesa do Cidadão.

Aos 24 anos, graduada em Direito, foi também, a segunda candidata mais votada nas últimas eleições com 2228 votos.
Permeada pelo engajamento político e pela defesa dos direitos sociais, a jovem vereadora promete legislar quebrando paradigmas, implementando medidas novas, mesmo que tenha que lutar para impedir retrocessos, especialmente a retirada de verbas já destinadas às políticas públicas.

Estreante na política, Hachem se destaca com o interesse em mudar o jeito de fazer política no Brasil. Prometeu na campanha eleitoral, revolucionar a cidade de Foz.
Brasileira-libanesa da cidade de Baaloul , na região do Vale do Bekaa, a vereadora prometeu trabalhar para todos.
Com propostas inovadoras, inspiradas em gestão colaborativa com o cidadão.

Hachem assinou, ainda em campanha eleitoral, uma Carta Compromisso com as Promotoras Legais Populares da Fronteira.
Ela se comprometeu lutar pelas pautas centrais para as mulheres e coletivo, “Quero garantir nas votações o respeito à autonomia e o protagonismo da mulher”.

Espelhando na mãe que é uma das maiores educadoras do Paraná, na corrida por uma vaga na Câmara Municipal, Hachem fez um outro compromisso importante e que deve ser cobrado logo no início da gestão.

É a Carta Compromisso com a Associação de Professores do Estado do Paraná, “eu me comprometo a desenvolver ações conjuntas com a Associação sobre Políticas Públicas voltadas à Rede Municipal de Foz do Iguaçu”.
A campanha
Com uma campanha online, focada na Educação, sem muito investimento financeiro, mas com muito conhecimento técnico de marketing digital, ela ganhou destaque e apoio dos eleitores ao se comprometer com os trabalhos voltados para uma educação de qualidade, que promova a inclusão social e a diversidade.

Segundo informações do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), a vereadora declarou um patrimônio de R$ 834.750,00 e gastou R$ 5.544,80 em todo o processo eleitoral em 2020.
O Futuro Pede Coragem Em Foz do Iguaçu
Yasmin Hachem faz parte dos 7% da população árabe no Brasil. Segundo dados do censo Ibope Inteligência, a comunidade árabe do Brasil, é formada 10% por imigrante, 20% é filho de imigrante e 41% é neto. Hachem está vereadora na cidade que mantém a segunda maior comunidade libanesa no Brasil.
Ela precisará trabalhar para todos. E como primeiro desafio lançado, ela criará um aplicativo para que todos os cidadãos possam acompanhar os projetos de leis aprovados ou não por ela. Com uma linguagem acessível, ela pretende alcançar todos.
Empreendedora nata, a vereadora afirma que articulará uma incubadora de primeiro negócio.

Libaneses na Câmara
Foz do Iguaçu, além de Yasmin Hachem, terá outros dois vereadores da comunidade libanesa, Anice Gazzaoui (PL) e Adnan El Sayed (PSD).
Outros três libaneses estão suplentes.