Home Destaques As negociações não permitem o Líbano os direitos de transmissão da Copa...

As negociações não permitem o Líbano os direitos de transmissão da Copa do Mundo

172
0
Bandeiras de países participantes da Copa do Mundo da FIFA no Catar, exibidas em uma loja em uma rua em Beirute, Líbano. Imagem: Anwar Amro - AFP

O ministro interino da Informação, Ziad Makari, disse que sua “parte do trabalho está concluída” depois que as negociações fracassaram nesta segunda-feira (21) entre autoridades libanesas e emissoras privadas para permitir que o canal público Télé Liban transmita a Copa do Mundo no Catar.

A decisão está agora “nas mãos” do governo do primeiro-ministro interino Najib Mikati, acrescentou Makari.

Por sua vez, Mikati emitiu um comunicado na segunda-feira dizendo que o problema está na “transferência” de fundos para o exterior pelas autoridades libanesas, o que exigiria a aprovação do gabinete. No entanto, o gabinete renunciou após as eleições legislativas de maio e, portanto, não pode se reunir.

O valor que a Télé Liban deve pagar para transmitir a competição é metade do valor solicitado durante a Copa do Mundo da Rússia em 2018, disse Makari.

Entre esses obstáculos estão as taxas impostas pelo canal esportivo catariano beIN Sports, cujo distribuidor oficial no Líbano é a empresa Sama, com sede em Beirute. A empresa oferece aos estabelecimentos turísticos libaneses acesso a toda a transmissão da Copa do Mundo por um valor que varia de US $ 3.000 a US $ 50.000, dependendo da localização e da capacidade, de acordo com um representante de atendimento ao cliente contatado. Para os indivíduos, a assinatura foi fixada em US$ 125, mas nas últimas semanas foi descontada para US$ 90.