Home Brasil Bombardeio israelense mata brasileiro no Bekaa e Lula ainda não fala em...

Bombardeio israelense mata brasileiro no Bekaa e Lula ainda não fala em repatriação

112
0
Ali Kamal Abdallah foi morto por Israel. Imagem: Reprodução das redes sociais

Foi confirmada pelo Itamaraty, a morte de Ali Kamal Abdallah, um adolescente brasileiro de 15 anos, da cidade de Foz do Iguaçu (PR). O bombardeio na cidade de Kelya, no Vale do Bekaa, também resultou na morte do seu pai, com nacionalidade paraguaia.

O que os países ocidentais estão fazendo para tirar os cidadãos do Líbano?

Os ataques de Israel contra o Líbano, fizeram com que as nações ocidentais corressem para atualizar os planos de contingência para evacuações da região.

Chipre é o membro da UE mais próximo do Oriente Médio e é um provável centro.

A vizinha Turquia também ofereceu facilidades.

Austrália

As autoridades elaboraram planos de contingência que podem incluir evacuação por mar, embora tenham pedido a cerca de 15.000 cidadãos no Líbano que saiam enquanto o aeroporto de Beirute permanece aberto.

Canadá

Notícias do Canadá sugerem que ele cooperará com a Austrália na evacuação de cidadãos por mar. O plano envolve contratar uma embarcação comercial para transportar 1.000 pessoas para fora a cada dia, informou o The Toronto Star.

Portugal

O primeiro-ministro Luis Montenegro desaconselhou na quarta-feira viagens ao Líbano. O país tem um plano para evacuar cidadãos portugueses que vivem lá em cooperação com países parceiros na UE, disse ele.

Reino Unido

A Grã-Bretanha pediu que seus cidadãos saiam imediatamente. Ela moveu cerca de 700 tropas para Chipre, reforçando sua presença na área onde já tem ativos militares, incluindo dois navios da Marinha Real. Ela também tem duas bases militares na ilha.

Estados Unidos

Os EUA ordenaram o envio de dezenas de tropas para Chipre para ajudar a se preparar para cenários que incluem uma evacuação de americanos do Líbano.