Na sexta-feira (26), em Paris, a brasileira-libanesa, Fátima Ismail, será uma das voluntárias participando da memorável abertura dos Jogos Olímpicos 2024. A cerimônia de abertura ocorrerá pela primeira vez fora de um estádio. O Rio Sena será o palco para os atletas desfilarem em barcos. No Brasil, o evento terá início às 14h30 (horário de Brasília) e deverá durar mais de três horas.
Vivendo na França há mais de 25 anos, Fátima viu uma grande oportunidade de participar das Olímpiadas de forma efetiva. Junto com o marido francês, o médico Patrick Thomas, se candidatou para ser voluntária e o casal está entre os 45.000 voluntários selecionados para os jogos de Paris 2024.
“É uma emoção muito grande poder participar das Olímpiadas dessa forma. A abertura promete ser histórica. Será possível que todos conheçam pontos incríveis de Paris, como a ponte Austerlitz, junto ao Jardin des Plantes, a Catedral de Notre-Dame e o Museu do Louvre, bem como como alguns locais dos Jogos, incluindo a Esplanade des Invalides e o Grand Palais. Até o próximo dia 11 de agosto, vou estar trabalhando para ajudar nesse espetáculo que será Paris 2024”, salienta Fátima.
Falando fluente cinco idiomas, a voluntária foi escolhida para estar na Torre Eiffel, onde a pira olímpica será acesa e os protocolos oficiais realizados. Com o uniforme e credencial de voluntário em mãos, cedidos pela organização dos jogos, ela será a única brasileira-libanesa no ponto alto da cerimônia oficial.
Fátima usará um uniforme desenhado para simbolizar a paz e a fraternidade entre os povos. As peças foram desenhadas pela marca francesa Decathlon.