Home Destaques Cientista libanesa é homenageada no Prêmio Kavli de 2022

Cientista libanesa é homenageada no Prêmio Kavli de 2022

221
0
Huda Zoghbi está sendo reconhecida por 2 descobertas – primeiro, do gene responsável pela SCA1, e segundo, do gene MECP2 responsável pela síndrome de Rett. Imagem: Arquivo Pessoal

A Academia Norueguesa de Ciências e Letras anunciou os Laureados do Prêmio Kavli de 2022 nas áreas de Astrofísica, Nanociência e Neurociência.

Dos 11 vencedores de 6 países, a cientista libanês Huda Zoghbi, e outros três neurocientistas, foram homenageados por suas pesquisas em Neurociência com o prestigioso Prêmio Kavli 2022.

De acordo com a Academia Norueguesa de Ciências e Letras, os “quatro neurocientistas foram reconhecidos por pioneiras nas descobertas de genes subjacentes a uma série de distúrbios cerebrais graves e estabelecer um projeto para pesquisa, diagnóstico e tratamento da neurociência, ataxia spinocerebellar, síndrome de Rett e formas raras de epilepsia e transtorno do espectro autista”.

Tanto Huda Y. Zoghbi quanto Harry T. Orr (EUA) descobriram o ATAXN1, um gene responsável pela ataxia spinocerebellar 1 (SCA1), no qual os neurônios do cerebelo degeneram e causam a perda de coordenação.