As pessoas poderão se inscrever do dia 11 de outubro a 30 de novembro.
Libaneses e descendentes, que vivem no Brasil, poderão participar do Fórum Líbano em Foco, que começa nesta quinta-feira (11), na cidade do Rio de Janeiro. O evento que é promovido pelo Consulado Geral do Líbano no Rio, será virtual e terminará no dia 30 de novembro. A iniciativa nasceu após os libaneses e emigrantes serem autorizados participarem das eleições parlamentares do Líbano, que ocorreram no último mês de abril. No Brasil, ocorreram votações nas cidades de São Paulo e Foz do Iguaçu (PR), onde se concentra grande parte da comunidade libanesa no país.
Durante o Fórum, que faz parte das comemorações da Independência do Líbano, comemorada no mês de novembro, personalidades libanesas que vivem no Brasil, poderão participar gravando vídeos com depoimentos sobre o tema escolhido, que estão divididos em três tópicos. Na política, os depoimentos poderão ser gravados sobre mulher; lei eleitoral; refugiados. Sobre imigrantes, os temas estão voltados para história; experiência; documentação e redes sociais que abrange os jovens. Já na cultura, os vídeos poderão estar relacionados ao turismo; culinária e artes.
O Fórum ocorrerá em duas etapas. Na primeira, as pessoas poderão se inscrever do dia 11 de outubro a 30 de novembro, por meio do site: WWW.libanoemfoco.com.br. Assim, eles conseguirão participar de discussões sobre os temas.
Além de personalidades libanesas e descendentes, participantes de grupos no Facebook, que estão relacionados ao Líbano, também estão sendo convidados para o Fórum.
Os moderadores são acadêmicos, como o professor e doutor Murilo Sebe Bom Meihy, professora Katia Chalita, presidente do Instituto de Cultura Brasil Líbano (ICBL) e Diretora da Escola Libanesa no Rio de Janeiro.
Professora e doutora, Muna Omran, pesquisadora sobre islã, o feminismo no Mundo Árabe, em especial do Líbano e o professor doutor Rodrigo Aype.
O encerramento do Fórum ocorrerá no dia 24 de novembro, com um encontro presencial, no Clube Monte Líbano no Rio de Janeiro. Na ocasião, ocorrerão debates sobre os temas discutidos virtualmente. Além de exposição “Cinema Libanês em cartazes”, desde 1950 até o ano 2003, organizada pelo Instituto de Cultura Brasil Líbano (ICBL) ; terá ainda, exposição organizada pela Câmara de Comércio Líbano-Brasileira do Rio de Janeiro de venda de produtos alimentícios típicos do Líbano, com degustação de vinhos e cerveja libanesa. As atividades terminam com um jantar, acompanhado de um show de artistas libaneses e brasileiros. Por fim, será feito a leitura da “Declaração do Fórum Líbano em Foco”, que será encaminhada ao governo libanês.