Nos últimos dias o número de libaneses com Covid-19 nas cidades do Oeste do Paraná aumentou. Dez libaneses seguem internados em hospitais de Foz do Iguaçu e região. Eles são do Vale do Bekaa e do Sul do Líbano.
Dois homens seguem em estado grave e estão há quase um mês na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), na cidade de Cascavel e em Foz do Iguaçu.
Preocupados com o cenário da Covid-19 entre membros da comunidade libanesa em Foz, uma liderança árabe, resolveu agir rápido e contar com o apoio de um dos maiores infectologistas do Brasil, Esper Kallás.
O infectologista, por meio da telemedicina com médicos do Padre Germano, tomou conhecimento sobre os casos dos libaneses.
Ele elogiou o hospital pela conduta adotada nos protocolos da Covid-19. Para ele, os profissionais do Padre Germano Lauck estão muito empenhados para ofertar o melhor para os pacientes.
Recuperação
O libanês de Lala que estava em estado crítico, acaba de ser transferido de São Miguel do Iguaçu para o Hospital Municipal de Foz. Ele permaneceu na UTI por mais de duas semanas, precisou de doadores de sangue e agora, segundo o boletim médico, o quadro neste momento é estável. Ele deverá receber alta nos próximos dias.
Covid-19 em Foz do Iguaçu
Dezembro continua sendo o pior cenário da Covid-19 para Foz. Morreram mais pessoas do que no início da pandemia, segundo informações da saúde municipal.
Foz segue com mais de 100 pessoas internadas e 330 em isolamento domiciliar. Dos leitos de UTI disponibilizados para pacientes com Covid-19, a ocupação está em quase 80%.