Home Destaques Crise diplomática: “Lula envergonha o Brasil”, diz ministro da Defesa de Israel

Crise diplomática: “Lula envergonha o Brasil”, diz ministro da Defesa de Israel

115
0
Discurso do Lula está causando problemas diplomáticos para o Brasil. Imagem: Reprodução

O ministro das Relações Exteriores, Israel Katz, fez uma reprimenda formal ao embaixador do Brasil nesta manhã no memorial do Holocausto Yad Vashem, depois que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou a campanha de Israel contra o Hamas ao Holocausto dos judeus de Hitler.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, Katz “deixou claro ao embaixador que declarações como essas são totalmente inaceitáveis”.

O Lula é persona non grata em Israel depois de ter comparado a guerra em Gaza ao Holocausto, anunciou Katz.

“Informei ao presidente Lula que ele é persona non grata em Israel até que ele peça desculpas e retire suas declarações”, disse Katz.

No domingo, o presidente brasileiro acusou Israel de cometer “genocídio” contra palestinos na Faixa de Gaza, comparando a ofensiva israelense ao extermínio de judeus pelos nazistas.

“Os comentários do presidente Lula comparando a guerra justa do Estado de Israel contra o Hamas, que assassinou e massacrou judeus, a Hitler e aos nazistas são uma vergonha e um grave ataque antissemita contra o povo judeu e o Estado de Israel”, finalizou Katz.