Home Destaques Crise econômica eleva abandono de pets no Líbano

Crise econômica eleva abandono de pets no Líbano

362
0
Animais sendo resgatado no Bekaa. Imagem: Rawaa Mady

A crise econômica e social libanesa exacerbou um outro grande problema, que é o abandono de pets. Seja pela crise, pela mudança de vida causada pela pandemia, mais donos estão se desfazendo dos animais domésticos.

A situação é complicada e sem prazo para normalizar. Muitos animais estão sendo abandonados em praças, estradas e nas ruas. Com a baixa temperatura dos últimos dias, está sendo comum ver animais domésticos vagando sem comida em meio a neve.

A perda de emprego, com dinheiro contado para comprar itens de necessidades básicas, gente que está indo morar de favor com algum parente e não tem como levar o animal, acabam sendo fatores determinantes para o abandono.

Ativistas dizem que a situação tornou-se insuportável. “Não temos números oficiais de animais jogados nas ruas. Em 2020, com o início do COVID-19, começamos a receber dezenas de chamadas diariamente depois que centenas abandonaram seus animais de estimação por medo do vírus. O número se multiplicou em 2021, e agora recebemos cerca de 20 chamadas relatando casos devido à queda da situação econômica e aos custos crescentes de alimentos para animais de estimação ou tratamentos”, disse Roger Accaoui, vice-presidente da Perpetual Animal Watch.

Ele ainda acrescenta que o Líbano mantém uma lei que  fala sobre o abandono de animais, “o artigo 12 da lei libanesa estabelece que o Ministério da Agricultura determinará diretrizes para o manejo populacional desviado, incluindo os métodos aceitáveis de controle reprodutivo, captura, observação da raiva, o prazo razoável para permitir um reencontro com o proprietário, e normas mínimas para medidas de moradia e controle de doenças. Os municípios devem estabelecer um plano de manejo para animais de rua de acordo com as diretrizes do ministério e aplicá-lo”.

Diariamente, a ativista Rawaa Mady, na região do Vale do Bekaa, usa as redes sociais para denunciar abandonos dos animais, resgatar os pets que estão em situação de risco e pedir doações para alimentar, vacinar e castrá-los.

Doações:

Telefone: Rawaa Yehya Madi – +961 71 113 861

Link para doações: http://paypal.me/jamalzigby

Telefone: Perpetual Animal Watch –  +961 81 676 403