A Cruz Vermelha Libanesa anunciou em um comunicado que por volta das 2h da madrugada deste domingo (15), a sala de operações da Cruz Vermelha recebeu uma ligação sobre a explosão de um tanque de combustível na área de Al-Tleil em Akkar, então as equipes foram imediatamente para a região e começaram a evacuar e transportar casos críticos. As equipes realizaram uma pesquisa abrangente no local e, até o momento, puderam contar mais de 20 corpos e 79 feridos (queimaduras graves, ferimentos e fraturas), todos transferidos para hospitais na região.
Depois, as equipes da Cruz Vermelha transferiram vários feridos para outros hospitais em Trípoli, Beirute e Monte Líbano, e o número de participantes nas operações de ambulância no local atingiu 75 paramédicos e 24 ambulâncias, além de outras equipes que participaram das transferências de um hospital para outro.
Por outro lado, os centros de transfusão de sangue da Cruz Vermelha Libanesa foram mobilizados; unidades de sangue e plasma foram distribuídas aos feridos em hospitais dos centros de Halba e Tripoli, e unidades de sangue foram fornecidas dos centros de transfusão de sangue em Beirute, Monte Líbano e Tiro, e o número de unidades de sangue e plasma distribuídas chegou a 169 anos.
As equipes e centros da Cruz Vermelha ainda estão no local da explosão para acompanhar as operações, fazer o trabalho de ambulância, buscar os desaparecidos, transportar os feridos e fornecer unidades de sangue.