Brasileiros residentes em Nova Yorque, nos Estados Unidos estão protestando desde domingo (13), quando seis ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e políticos brasileiros chegaram ao país para participarem da 1ª edição do “Lide Brazil Conference”, no HCNY (Harvard Club of New York).
O evento é uma iniciativa do Grupo Lide (Líderes Empresários) e objetiva debater o respeito à liberdade, à democracia e à economia do Brasil a partir de 2023. O ex-governador de São Paulo, João Dória, é o presidente do Lide e está sendo duramente criticado pelos brasileiros nos Estados Unidos.
As manifestações que ocorrem em português e inglês mudaram a rotina da cidade e em vídeos que circulam pelas redes sociais, é possível notar o desconforto dos ministros e dos políticos, quando são abordados, questionados e ofendidos pelos brasileiros.
Xandao cabeça de ovo foi recebido calorosamente pelos brasileiros em NY #SOSFORCASARMADAS #ForaAlexandredeMoraes #ForaPT #SOSFFAA pic.twitter.com/mHwkc0RBFZ
— Cassia Pimenta (@Cassia73634121) November 14, 2022
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes é o principal alvo dos protestos. “Ei, Xandão, seu lugar é na prisão”. “Xandão do PCC”.
No Twitter, Moraes se manifestou.
O povo se manifestou livremente e a Democracia venceu!!! O Brasil merece paz, serenidade, desenvolvimento e igualdade social. E os extremistas antidemocráticos merecem e terão a aplicação da lei penal.
— Alexandre de Moraes (@alexandre) November 15, 2022
A assessoria do STF informou que não irá se manifestar sobre o assunto.