Home Destaques Documentário libanês sobre a explosão de Beirute poderá ser indicado ao Oscar

Documentário libanês sobre a explosão de Beirute poderá ser indicado ao Oscar

168
0
O documentário já recebeu inúmeros prêmios. Imagem: Divulgação

O documentário “Beirute depois dos 40”, do diretor libanês Anthony Merchak, está sendo considerado para uma indicação ao Oscar. A potencial indicação está na categoria curta-metragem documentário, A primeira lista de filmes selecionados com ser anunciada em 21 de dezembro de 2022.

Em 4 de agosto de 2020, uma data dolorosa que ficou gravada no coração e na memória dos libaneses e do mundo. A maior explosão não nuclear da história ocorreu no porto de Beirute, onde uma grande quantidade de nitrato de amônio explodiu.

Naquele dia trágico, às 18h07, Anthony estava próximo do porto.

Ele acompanhou a tragédia que resultou em 218 mortes, 7.500 feridos, 300.000 desabrigados e US $ 15 bilhões em danos materiais. Dias após a explosão, Merchak decidiu compartilhar sua experiência pessoal com seu pequeno documentário, que conta sua história segundos após a explosão. O filme também inclui imagens exclusivas de CCTV e testemunhos.

O documentário ganhou muitos prêmios, incluindo o Prêmio de Ouro de Documentário de Curta Metragem no Hollywood Gold Awards, o Melhor Documentário Internacional de Curta-Metragem no Golden State Film Festival 2022, e o Festival de Cinema Árabe de Hollywood 2022.