O Líbano e Israel estão perto de conquistar um acordo mediado pelo EUA que definia uma fronteira marítima disputada na terça-feira (11), no que seria um compromisso raro entre países com histórico de guerra.
O primeiro-ministro israelense disse que um “acordo histórico” havia sido alcançado nas negociações indiretas. O presidente libanês Michel Aoun disse que o último projeto dos EUA satisfez o Líbano e esperava que o acordo fosse anunciado o mais rápido possível.
1948
O Líbano luta ao lado de outros estados árabes contra o estado nascente de Israel. Cerca de 100.000 palestinos que fugiram ou foram expulsos de suas casas na Palestina durante a guerra chegam ao Líbano como refugiados.
1949
Líbano e Israel concluem um acordo de armistício sob os auspícios da ONU.
1968
Os comandos israelenses destruíram uma dúzia de aviões de passageiros no aeroporto de Beirute, uma resposta a um ataque a um avião israelense por um grupo palestino com sede no Líbano.
1978
Israel invade o sul do Líbano e monta uma zona de ocupação em uma operação contra guerrilheiros palestinos.
1982
Israel invade todo o caminho até Beirute. O exército sírio é expulso de Beirute e milhares de combatentes palestinos sob Yasser Arafat são evacuados pelo mar após um sangrento cerco de 10 semanas.
O aliado de Israel e chefe das forças libanesas, Bashir Gemayel, é eleito presidente, mas morto antes de assumir o cargo. Centenas de civis nos campos de refugiados palestinos de Sabra e Shatila são massacrados por cristãos permitidos pelas tropas israelenses.
O irmão de Bashir, Amin Gemayel, torna-se presidente.
A Guarda Revolucionária do Irã estabelece o Hezbollah no Líbano.
1983
O governo Gemayel assina um acordo com Israel. Os termos incluem o fim das hostilidades e o reconhecimento mútuo da independência. Mas a implementação depende de uma retirada síria do Líbano. Damasco e seus aliados libaneses rejeitam o acordo, tornando-o ainda nascido.
Israel estabelece uma zona de ocupação no sul do Líbano, cerca de 15 km de profundidade, depois que recuou de uma linha mais ao norte, controlando a área com uma força proxy, o Exército do Sul do Líbano.
1996
Com o Hezbollah atacando regularmente as forças israelenses no sul e disparando foguetes para o norte de Israel, Israel monta a ofensiva de 17 dias da “Operação da Ira” que mata mais de 200 pessoas no Líbano, incluindo 102 que morrem quando Israel bombardeia uma base da ONU perto da aldeia de Qana, no sul do Líbano.
2000
Israel se retira do sul do Líbano, encerrando 22 anos de ocupação.
2006
Em julho, o Hezbollah cruza a fronteira para Israel, sequestra dois soldados israelenses e mata outros, desencadeando uma guerra de cinco semanas. Enquanto a maior parte do conflito é travada em terra, um navio da marinha israelense é danificado em um ataque com mísseis do Hezbollah. Pelo menos 1.200 pessoas no Líbano, a maioria civis, e 158 israelenses, a maioria soldados, são mortos.
2020
Os Estados Unidos reavivam negociações indiretas entre o Líbano e Israel com o objetivo de chegar a um acordo sobre sua disputada fronteira marítima, com o objetivo de facilitar a exploração de petróleo e gás. As conversações indiretas mediadas nos EUA começaram anos antes, mas nunca chegaram a uma conclusão.
2022
O primeiro-ministro israelense Yair Lapid diz que a mediação dos EUA fechou um acordo com o Líbano demarcando a fronteira marítima, chamando-a de um acordo histórico. O presidente libanês Michel Aoun diz que o projeto satisfaz as demandas libanesas e expressa esperança de que um acordo possa ser anunciado o mais rápido possível.