
Produtos libaneses estão sendo apresentados no Super Rio Expofood até o próximo dia 23 de março. O evento, realizado no Rio de Janeiro, reúne um espaço de exposição de produtos do Líbano para os principais líderes brasileiros do setor alimentício e foi aberto na segunda-feira (21).
A iniciativa do estande é coordenada pela Embaixada do Líbano no Brasil, em parceria com o Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro e da Câmara de Comércio Líbano-Brasileira do Rio. Com o espaço organizado, o Líbano está apresentando oito empresas em um dos maiores eventos de alimentos da América Latina.
Keila Prates, superintendente-executiva da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (Asserj), explica que o evento está contando, pela primeira vez, com uma área de negócios internacionais e o Líbano está podendo abrir novos mercados para empresas que queiram atuar no Brasil.

O adido econômico do Líbano, Anthony Moussa, baseado em Brasília, continua desenvolvendo um importante trabalho no Brasil. Com o propósito de fortalecer ainda mais as relações econômicas entre os dois países, Moussa palestrou sobre “Oportunidades de Comex do Mercado Árabe – Líbano”, durante o primeiro dia da 32ª edição do Super Rio Expofood.
A palestra foi acompanhada por potenciais compradores, que estão se mostrando muito interessados pelos produtos. O Brasil mantém mais libaneses do que o próprio Líbano. O que amplia ainda mais o mercado de produtos típicos libaneses no país e estreita relacionamentos.

As empresas estão recebendo pedidos e deixando o cenário mais otimista para grande negócios.
Os produtos libaneses estão fazendo sucesso entre os empresários brasileiros. São azeites, vinhos, castanhas, sabonetes de azeite, entre outros. Todos os produtos que estão sendo apresentado são de Koura, Sour, Bekaa e de Der Al Ahmar.
Moussa, adido econômico, ressalta que além de promover os produtos, é necessário mostrar a cultura libanesa e a base dessa produção. “Quem é que produz? Como é que vivem as pessoas que estão lá na base fazendo esses produtos? O que move o Líbano, não é uma grande indústria, são famílias que passam suas receitas de geração para geração”, explicou.

As empresas participantes são: Star Snuts, Gardênia, Rechmaya Distellery, Al Rabih, Couvent Rouge, Chateau Heritage, Saifan Olive Trade, Byblos, Ishtar.