O enviado de energia dos EUA, Amos Hochstein, estará em Beirute na próxima semana carregando uma cópia do acordo marítimo com Israel para que autoridades libanesas assinem, disse o negociador libanês Elias Bou Saab à Reuters na quarta-feira.
O acordo, saudado pelas três partes como um feito histórico, marca uma partida diplomática de décadas de guerra e hostilidade e uma vez em vigor abrirá a porta para a exploração de energia offshore.
“Hochstein estará em Beirute na próxima semana com o acordo que assinaremos”, disse Bou Saab. Ele não disse quando o acordo seria assinado.
O texto estabelece que os dois lados informam independentemente Washington sobre sua aprovação do acordo. Os Estados Unidos enviarão então um aviso a cada um que o acordo entrou em vigor, e os signatários enviarão as coordenadas para a nova fronteira para as Nações Unidas.
Um protocolo tradicional de assinatura com líderes de ambos os países presentes é improvável, dado que Israel e o Líbano permanecem tecnicamente em estado de guerra.
O enviado americano Hochstein disse a um webinar organizado pelo Instituto do Oriente Médio na terça-feira que viajaria para a região na próxima semana, mas não deu datas ou destinos.
“O presidente do Líbano e o primeiro-ministro de Israel decidirão sobre a assinatura. Fique ligado nos próximos dias”, disse Hochstein.