
Forças israelenses mataram um adolescente palestino durante um ataque militar perto da cidade ocupada de Jericó, na Cisjordânia, nesta segunda-feira (10), informou o Ministério da Saúde palestino.
O Ministério disse que Mohammad Balhan, de 15 anos, sofreu ferimentos de bala na cabeça, tórax e abdômen.
Os militares israelenses disseram em um comunicado que suas forças operaram no campo de refugiados de Aqabat Jabr, adjacente a Jericó, para prender palestinos suspeitos de envolvimento em ataques contra israelenses.
Os militares disseram que, durante o ataque, os suspeitos abriram fogo e lançaram explosivos contra suas forças, que responderam com fogo real e atingiram alguns dos suspeitos, mas nenhum soldado ficou ferido.
A violência entre israelenses e palestinos aumentou este ano, com frequentes ataques militares e violência de colonos israelenses na Cisjordânia ocupada em meio a uma série de ataques palestinos. Mais de 90 palestinos e pelo menos 18 israelenses e estrangeiros foram mortos desde janeiro.
As tensões têm sido especialmente altas após as batidas policiais israelenses no complexo da mesquita de Al-Aqsa na semana passada, que desencadearam ataques com foguetes contra Israel, que foram recebidos com ataques israelenses em Gaza, sul do Líbano e Síria.
“Pedimos ao mundo que responsabilize este governo (israelense) por seus crimes, que ocorrem diariamente”, disse o primeiro-ministro palestino, Mohammad Shtayyeh, no início da sessão semanal do governo.