Um dos destaques da eleição do Líbano em Foz do Iguaçu é a participação dos (as) jovens que vão votar pela primeira vez e fazer a diferença no pleito eleitoral deste domingo (08). A representatividade feminina nas urnas encoraja as mulheres libanesas e descendentes a expressarem sua cidadania e clamar pelo desenvolvimento econômico e social do país.
A jovem Ghadir Gharib de 24 anos, nascida no Brasil e formada em fonoaudiologia, vai votar pela primeira nas eleições parlamentares do Líbano, ela demonstrou sua emoção em fazer parte deste processo democrático. “Poder exercer pela primeira vez meu papel como descendente de libaneses que mora no Brasil e expressar minha opinião através do voto é algo transformador que pode contribuir com melhorias do Líbano”, comemorou.
Já a profissional de relações internacionais de 25 anos, Karima Jebai também é nascida no Brasil e de pais libaneses. Ela aposta no poder do voto feminino e relata sua expectativa de votar pela primeira vez. “Essa é a primeira vez que eu participo de uma eleição do Líbano e eu espero que desta vez, como mulher e em nome de todas as mulheres, a gente possa fazer a diferença”, afirmou.

No Brasil, as eleições vão acontecer neste domingo (8), das 7h às 22h (horário de Brasília), em quatro cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Brasília. No país, 2400 pessoas acima de 21 anos estão inscritas e aptas a votar nesta eleição. Em Foz do Iguaçu, mais de 500 pessoas estão registradas para votar nas eleições, que serão realizadas na Escola Libanesa Brasileira (avenida Felipe Wandscheer, 2941).