Home Destaques França organiza ajuda de emergencial ao exército libanês

França organiza ajuda de emergencial ao exército libanês

535
0

França organiza uma reunião internacional destinada à ajuda de emergência ao Exército libanês afetado pela crise econômica no Líbano, que se vem agravando nos últimos meses.  Vinte quatro países, entre os quais os Estados Unidos, países do Golfo e da União Europeia, vão participar de forma virtual, assim como os representantes das Nações Unidas e do bloco europeu, disse hoje o gabinete da ministra francesa para as Forças Armadas, Florence Parly.

“Após vários meses, o Exército libanês encontra-se em dificuldades para fazer face a necessidades básicas”, alimentares, sanitárias e de treino com equipamento, acrescenta o ministério francês.

“A situação é problemática visto que as Forças Armadas libanesas são um pilar institucional que impede a degradação da situação securitária do país”, explica o gabinete de Florence Parly.

A reunião vai ser iniciada por Florence Parly e italiano Lorenzo Guerini.

O governo de Roma mostra-se empenhado na questão e os Estados Unidos prometeram contribuir na ajuda às Forças Armadas.

França gastou um milhão de euros em rações para o exército libanês desde o início do ano e deve anunciar o envio de material médico anti-covid-19, além de peças  para veículos militares como blindados e helicópteros.

As necessidades urgentes referem também “combustível, lubrificantes, pneus e baterias” o que mostra a “situação crítica” das Forças Armadas, frisou o governo de Paris.

O Líbano está a ser seriamente afetado pela desvalorização da moeda local, pela pobreza, pelo crescente desemprego e pela grave redução (90%) dos salários reais.