Home Destaques Israel diz que Hezbollah está ‘brincando com fogo’

Israel diz que Hezbollah está ‘brincando com fogo’

189
0
O primeiro-ministro falando com a imprensa antes de viajar para França. Imagem: Getty

O primeiro-ministro israelense Yair Lapid disse nesta terça-feira (05) que pressionará o presidente francês Emmanuel Macron sobre as negociações nucleares iranianas e pedirá uma postura libanesa mais dura contra o Hezbollah, apoiado por Teerã.

“É importante que nossa voz seja ouvida neste momento contra este perigoso acordo”, disse Lapid a repórteres antes de embarcar no avião para Paris, onde estava programado para se encontrar com Macron.

“Nós não nos opomos a um acordo. Buscamos um acordo muito forte”, disse o assessor. “Queremos o fim das conversações intermináveis”, acrescentou, pedindo “pressão coordenada” sobre o Irã e oferecendo ajuda na “elaboração de um quadro apropriado” para isso.

Como ex-administrador colonial do Líbano, a França tem influência adicional em Beirute – cujos líderes atingidos pela crise econômica foram abalados no sábado, quando Israel derrubou três drones do Hezbollah lançados em direção a uma de suas plataformas de gás do Mediterrâneo.

“O governo do Líbano deve conter esses ataques d’o Hezbollah – ou então seremos forçados a fazê-lo”, disse Lapid. Hezbollah estava “brincando com fogo”.