O empreendedorismo não conhece fronteiras. Com muita determinação, o jovem empreendedor libanês, Joe Barakat, não mediu esforços e está recomeçando a sua vida no Brasil. Após alguns meses vivendo em São Paulo e Águas de Lindóia (SP), o empreendedor resolveu abrir o seu próprio negócio em Porto Seguro (BA): Zekrayat Comida Libanesa, um restaurante árabe em uma região muito ligada ao turismo brasileiro.
Nascido e criado no Líbano, Joe sempre nutriu forte amor pelo Brasil. Estudou português em Beirute e com a grave crise econômica do país, ele decidiu empreender em terras brasileiras, um destino muito procurado por libaneses.
No início, ele apostou no falafel e no shawarma, dois sanduíches árabes que conseguiram fazer com que ele pudesse mostrar o seu trabalho e conquistar clientes do mundo inteiro que passam por Porto Seguro. Joe, empreendedor nato, hoje com 30 anos, viu possibilidades de fortalecer os negócios. Aumentou o cardápio e agora é conhecido no sul do estado da Bahia.
O libanês herdou a paixão pela cozinha do avô Abou Elias, que abriu o primeiro restaurante em 1975. Hoje, aqui no Líbano, ele é comandado pelo seu pai, Antoine Barakat. É um lugar em Baabda e muito frequentado também por brasileiros que apreciam uma boa comida libanesa.
Empreender no Brasil
O Brasil é um país que oferece inúmeras oportunidades de negócios, mas também apresenta diversos desafios que dificultam o desenvolvimento de empresas, entre elas, as pequenas. A complexidade fiscal é uma das principais barreiras impostas ao ambiente empresarial do país. Joe não se limitou. Apesar da enorme quantidade elevada de tributos que precisam ser pagos pelas empresas em diferentes esferas governamentais, o empreendedor se atentou ao um ramo que está em alta no Brasil, o delivery.
Diariamente, entrega inúmeras refeições para turistas que escolhem viajar pelas praias espetaculares da costa sul da Bahia. A maior parte dos clientes chegam do setor hoteleiro. E Zekrayat se tornou um pedaço do Líbano na região. Ofertando uma comida libanesa acolhedora, Joe tornou-se um chef muito respeitado. Ele é proprietário do único restaurante típico libanês na região de Porto Seguro.