O ministro das Relações Exteriores do Líbano, Abdallah Bou Habib, disse na terça-feira (30) que seu Líbano condenou o ataque israelense que atingiu os subúrbios ao sul da capital e planeja registrar uma queixa nas Nações Unidas.
Ele disse que esperava que qualquer resposta do Hezbollah, cujo centro fica nos subúrbios do sul, não desencadeasse uma escalada.
O primeiro-ministro libanês, Nagib Mikati, condenou o ataque, “a agressão flagrante de Israel contra os subúrbios ao sul de Beirute”. “A máquina de guerra israelita não se cansa de atacar as áreas libanesas desde o sul até o Bekaa, através de Beirute”, acusa Mikati, denunciando “um ato criminoso e uma “ violação clara e manifesta do direito internacional e do direito humanitário internacional. Esta é uma questão que submetemos à comunidade internacional, que deve assumir as suas responsabilidades e exercer forte pressão para forçar Israel a parar com as suas agressões e ameaças, e a implementar resoluções internacionais”, disse Mikati.
“Também manteremos o nosso pleno direito de tomar todas as medidas que ajudem a dissuadir a agressão israelita ”, concluiu, lembrando ter convocado o Conselho de Ministros para uma reunião amanhã.