Home Saúde Líbano entra em alerta por aumento de casos de Covid-19

Líbano entra em alerta por aumento de casos de Covid-19

355
0
O Líbano está em alerta, segundo o Ministério da Saúde.

Governo interino do Líbano declarou

O governo interino do Líbano declarou “estado de alerta geral” por conta do aumento dos casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no país, informou o ministro interino da Saúde, Hamad Hassan, nesta segunda-feira (17). O boletim oficial informa que foram 439 infectados nas últimas 24 horas. “Nós declaramos o estado de alerta geral, mas nós temos a necessidade de tomar uma decisão corajosa e fechar o país por duas semanas”, afirmou Hassan à rádio “Voice of Lebanon”.

Segundo o ministro, o problema mais crítico ocorre na capital, Beirute, onde o setor da saúde “está à beira do abismo” tanto por conta da Covid-19 como pela quantidade de pessoas que ainda precisam de atendimento médico por conta das explosões registradas no dia 4 de agosto. Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que mais da metade dos hospitais e centros médicos da capital estavam “fora de serviço” – incluindo os três maiores de Beirute.

Hoje, Hassan confirmou a informação e destacou que quatro hospitais que tinham áreas específicas para atender pacientes com o novo coronavírus não podem mais ser usados ainda por conta da explosão. “Na capital, as unidades de terapia intensiva e os serviços de luta contra a pandemia nos hospitais públicos estão todos lotados”, acrescentou.

O Líbano vinha lidando bem com o avanço da pandemia no país, tendo controlado a quantidade de casos por conta de um lockdown bem implantado. No entanto, por conta das explosões, as medidas restritivas e de isolamento foram revogadas para que as pessoas pudessem reconstruir o que foi destruído. Até o momento, conforme dados do Centro Universitário Johns Hopkins, o Líbano tem 8.881 casos de Covid-19 e 103 mortes confirmadas.

* Com informações da agência de notícias ANSA