O Ministério do Turismo libanês espera que o país receba mais de US$ 3 bilhões graças a uma recuperação nas chegadas de turistas durante o verão deste ano.
“Este verão é promissor. Esperamos mais de um milhão de turistas e renda de US$ 3 a 3,5 bilhões durante esta temporada de verão. Os 25% restantes são estrangeiros vindos principalmente do Egito, Iraque, Jordânia e Países do Golfo”, disse o ministro Walid Nassar.
O ministro disse ainda que as reservas mostram que três quartos das chegadas serão libaneses da diáspora. A diáspora havia evitado o verão nos últimos anos, com a explosão no porto de Beirute em 2020 e escassez de luz, medicamentos e as restrições ligadas à pandemia.
O Líbano inadimplente em sua dívida em 2020, a moeda local perdeu cerca de 90% de seu valor no mercado negro, e a ONU agora considera quatro em cada cinco libaneses pobres.
Enquanto a inflação crescente está devastando as famílias com renda em libras libanesas, a taxa de câmbio informal torna os preços atraentes para a maioria dos turistas.