Home Destaques Líbano informado pela Alemanha de mandado de prisão para governador do banco...

Líbano informado pela Alemanha de mandado de prisão para governador do banco central

131
0
Riad Salameh, fala durante uma entrevista para a conferência Reuters Next, em Beirute, Líbano, em 23 de novembro de 2021. Imagem: Mohamed Azakir

O Líbano foi informado verbalmente pela Alemanha de um mandado de detenção contra o governador do Banco Central, Riad Salameh, “sob acusações de corrupção, falsificação… e lavagem de dinheiro e desvio de dinheiro”, disse uma fonte judicial à Reuters na terça-feira (23).

Uma segunda fonte familiarizada com o assunto confirmou o mandado de prisão à Reuters. Salameh negou qualquer irregularidade.

O mandado é o segundo emitido para Salameh no espaço de uma semana.

Salameh, de 72 anos, está sendo investigado no Líbano e em pelo menos cinco países europeus por ter recebido centenas de milhões de dólares do banco central libanês em detrimento do Estado libanês.

Ninguém do Ministério Público Federal alemão estava imediatamente disponível para comentar.

O Ministério Público de Munique disse estar envolvido no caso, mas não quis comentar o mandado de prisão. “Nunca comentamos mandados de prisão”, disse um porta-voz do escritório.

Salameh, que foi presidente do banco central por 30 anos, enfrenta crescentes pedidos de renúncia antes de seu último mandato, que termina em julho.