O Líbano poderá sofrer um novo golpe diante da crise econômica que enfrenta. O ministro interino de Energia, Raymond Ghajar, alertou nesta quinta-feira (11), que o país enfrentará momentos complicados e de total escuridão até o final de março. Segundo ele, o país está sem nenhum dinheiro para comprar combustível para usinas de energia.
“O Líbano pode cair na escuridão total no final do mês se a Electricite du Liban não receber ajuda financeira para comprar combustível”, informou a Agência Nacional de Notícias oficial.
O presidente do Líbano, Michel Aoun, de acordo com o ministro, está ciente do colapso que o país entrará se faltar energia.
“Imagine sua vida sem eletricidade, internet, telefones, hospitais ou vacinas. É surreal viver no século 21 sem eletricidade”, diz Ghajar.
Year 2020:
Lebanon failed to generate electricity to meet its demand due to political corruption; wasting billions of dollars and adding billions of dollars of debts.
No Renewable energy implementation.
No Money for fuel.
No repair parts for electrical plants. #total_collapse— Hesham AlAkhras (@hishamalakhras2) February 24, 2021
Até agora, a empresa de eletricidade funcionava com os restos de um empréstimo alocado no orçamento de 2020, mas o orçamento de 2021 ainda não foi aprovado.
O ministro pediu um empréstimo, mas precisa da aprovação do presidente Aoun, do primeiro-ministro interino Hassan Diab e do chefe do parlamento Nabih Berri. O empréstimo emergencial é de 1.500 bilhões de LBP (US $ 996 milhões pela taxa oficial) para comprar combustível.