Home Destaques Líbano: Refugiados estão sofrendo com o inverno rigoroso

Líbano: Refugiados estão sofrendo com o inverno rigoroso

485
0
Baixas temperaturas estão atingindo famílias com crianças e idosos. Imagem: UNICEF

O inverno rigoroso com fortes nevascas e temperaturas congelantes atingiu o Líbano nesta quarta-feira (19), piorando a situação dos refugiados sírios por todo o país. Ainda há previsão que as temperaturas atinjam a menor baixa de 40 anos. No leste do Líbano, onde milhares de refugiados sírios vivem em campos informais. Tendas foram destruídas por ventos fortes, muitas famílias de refugiados estão ao ar livre e correm risco de morte por causa da baixa temperatura.

Membros das Nações Unidas, por meio da UNICEF, disse que estão levando ajuda para essas famílias. “Conseguimos distribuir jaquetas, luvas e sapatos de neve para crianças de 2 a 14 anos para protegê-las do tempo frio esperado”, disse Maria Assi, uma ONG no Vale de Bekaa.

“A situação dos refugiados sírios na região permanece extremamente precária à medida que a região passa por alguns dos dias mais frios registrados em muitos anos e em meio a uma forte tempestade”, disse a chefe regional de comunicações do UNICEF, Juliette Touma, ao DPA.

Grupos de ajuda disseram que ventos fortes que atingiram até 80 quilômetros por hora, juntamente com granizo e neve em áreas montanhosas, deveriam colocar em risco milhões de refugiados que viviam em circunstâncias já terríveis.

Após mais de 10 anos de uma guerra devastadora na Síria, 6,7 milhões de pessoas foram deslocadas dentro do país – acredita-se ser o número mais alto do mundo.

Estima-se que o mesmo número de refugiados viva em países vizinhos, incluindo Jordânia, Líbano e Turquia.