
A esquiadora libanesa, Manon Ouaiss, aos 21 anos, será a única atleta mulher da delegação do Líbano, nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Pequim, na China. Ela começou no esporte aos quatros anos de idade e hoje é uma grande promessa de medalha em Pequim. A cerimônia de abertura dos Jogos será no dia 4 de fevereiro.
Ouaiss, é nascida em Beirute, estudante de Direito e hoje vive em Paris, na França. A família da atleta é de Shahtoul, uma região libanesa com muita neve no inverno.
Quando ela tinha dezesseis anos, prestes a se classificar para os Jogos Olímpicos de Inverno em 2018, teve uma lesão na quinta corrida e viu o sonho desaparecer quando fez três cirurgias para tratar uma clavícula quebrada e uma ruptura completa do ligamento. Apesar de um ligamento cruzado rompido e a rachadura na cartilagem articular, ela voltou ainda mais forte do que antes da lesão.
“Estou emocionada por ser a única atleta libanesa que representará o Líbano em Pequim 2022 durante esses tempos extremamente difíceis e tentarei mostrar a imagem mais positiva possível do meu país e do seu povo. Quero mandar uma mensagem de que ainda há atletas capazes de levantar a bandeira do Líbano, que está passando por grandes crises e períodos difíceis. A representação honrosa da minha pátria Líbano é maior do que alcançar uma medalha ou classificação”, disse Ouaiss.