Home Destaques Militar irlandês morto em missão de paz da ONU no Líbano

Militar irlandês morto em missão de paz da ONU no Líbano

180
0
Exército reforçando a segurança local. Imagem: Aziz Taher

Um soldado irlandês foi baleado e morto em uma missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Líbano e um segundo estava em estado crítico depois que uma multidão “hostil” cercou seu veículo blindado, disse o ministro da Defesa da Irlanda nesta quinta-feira.

Os soldados, parte das Forças Interinas das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), estavam no que Simon Coveney, que também é ministro das Relações Exteriores da Irlanda, disse que foi considerado um padrão da área de operações da UNIFIL no sul do Líbano para Beirute quando o incidente aconteceu em Al-Aqbieh na noite de quarta-feira (14).

“Os dois veículos blindados efetivamente se separaram. Um deles foi cercado por uma multidão hostil, acho que essa é a única maneira de descrevê-los, e tiros foram disparados. Infelizmente, um de nossos soldados da paz foi morto”, disse Coveney à emissora nacional irlandesa RTE.

O comboio que transportava oito pessoas viajava para Beirute, enquanto dois dos membros retornavam à Irlanda em licença compassiva após a morte de familiares, disse o chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa irlandesas, Seán Clancy, à RTE.

O segundo soldado permanece em estado crítico em um hospital administrado pela ONU depois de passar por uma cirurgia, disse Clancy.

Os outros dois soldados no veículo estão sendo tratados por ferimentos leves, enquanto os quatro funcionários restantes do outro veículo não ficaram feridos.

A missão de paz da ONU no Líbano disse que estava coordenando com as forças armadas libanesas e havia iniciado uma investigação.

“No momento, os detalhes são escassos e conflitantes”, disse a UNIFIL em um comunicado.

O primeiro-ministro interino do Líbano, Najib Mikati, expressou seu profundo pesar pelo incidente e pediu uma investigação, pedindo a todas as partes que “mostrem sabedoria e paciência”.

O exército libanês ofereceu suas condolências, mas não deu detalhes adicionais sobre o incidente.

Coveney, em Nova York para uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, disse que se reunirá com o secretário-geral da ONU, António Guterres, ainda nesta quinta-feira para discutir o incidente.

As forças de paz irlandesas estão no Líbano desde 1978 e é a primeira fatalidade irlandesa em duas décadas, disse Coveney.

“Estamos todos muito chocados e profundamente tristes, é um lembrete para nós dos sacrifícios extraordinários que nossas forças de paz fazem constantemente”, disse o primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, a repórteres em Bruxelas.