Pouco depois que o país testemunhou inúmeras invasões bancárias em uma semana, o ministro libanês do Interior, Bassam al-Mawlawi, disse que certos “lados” estão incitando os depositantes a invadir bancos.
Mawlawi disse que depois da reunião de emergência para o Conselho Central de Segurança Interna, “Nosso objetivo não é proteger os bancos, mas sim o país”, dizendo aos depositantes que seu dinheiro não pode ser recuperado através de tais métodos que são puníveis por lei.
“Essa questão destrói a ordem e faz com que os outros depositantes percam seus direitos. Os depósitos são para todas as pessoas”, acrescentou.
“Eu sei que todos os libaneses são depositantes e não devem permitir que ninguém os pressione a implementar certas coisas que levem a interromper a ordem”, continuou Mawlawi, acusando que “certos lados estão pressionando as pessoas a agir contra os bancos”.
Mawlawi expressou sua recusa a qualquer confronto entre o povo e as forças de segurança libanesas, assegurando-lhes que nenhuma força seria usada para lidar com os depositantes.