Home Destaques Navio sírio com grãos Ucrânia diz que foi roubado deixa o Líbano

Navio sírio com grãos Ucrânia diz que foi roubado deixa o Líbano

195
0
Laodiceia eixa o Líbano. Imagem: Reprodução

Um navio sírio que a Ucrânia diz estar carregando grãos roubados pela invasão das forças russas deixou o Líbano na quinta-feira  (04) a caminho da Síria, informou o governo  libanês.

A Laodiceia havia ancorado no porto de Trípoli, no Líbano, em 27 de julho, com cerca de 5.000 toneladas de cevada e 5.000 toneladas de farinha que Kyiv disse ter sido saqueada de lojas ucranianas.

Um juiz libanês havia emitido uma ordem de apreensão de 72 horas na segunda-feira, mas foi levantada na noite de quarta-feira. Uma ordem de liberação emitida pelo porto de Trípoli disse que o navio poderia sair “de acordo com a lei libanesa”, mas não disse o que o Líbano fez da acusação da Ucrânia.

O ministro dos Transportes do Líbano, Ali Hamie, disse à Reuters na quinta-feira que o navio havia navegado. Dados de transporte marítimo da Marinetraffic mostraram-no ao largo da costa síria perto de Tartus.

O Laodicea é um dos três navios de propriedade sírio sancionados desde 2015 pelos Estados Unidos por seu suposto papel no conflito que se alastra na Síria na última década.

Esses mesmos três navios foram acusados pela embaixada ucraniana em Beirute de transportar regularmente grãos roubados para a Síria desde a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro.

A Rússia nega ter roubado grãos ucranianos. A embaixada no Líbano disse que não tinha informações sobre a carga.

O Ministério das Relações Exteriores ucraniano pediu na quinta-feira ao Líbano que reconsiderasse sua decisão de deixar o navio ir.