Home Destaques ONU diz que guerra matou uma criança por dia no Líbano

ONU diz que guerra matou uma criança por dia no Líbano

18
0
Crianças libanesas desabrigadas. Imagem: Unicef Lebanon

A agência das Nações Unidas para a infância diz que a guerra entre Israel e o Hezbollah matou pelo menos uma criança por dia no Líbano no mês passado.

“Desde 4 de outubro deste ano, pelo menos uma criança foi morta e 10 ficaram feridas diariamente”, disse a UNICEF, acrescentando que “a guerra em curso no Líbano está destruindo vidas de crianças”.

“De acordo com o Ministério da Saúde Pública do Líbano, 166 crianças foram mortas desde outubro de 2023, enquanto pelo menos 1.168 ficaram feridas. Essa contagem devastadora cresce a cada dia.”

A UNICEF ressalta ainda que crianças em todo o Líbano estão exibindo sinais alarmantes de sofrimento emocional, comportamental e físico.

As equipes encontraram crianças que são dominadas por um medo avassalador e ansiedade crescente, incluindo ansiedade de separação, medo de perda, retraimento, agressão e dificuldade de concentração. Muitas têm sono interrompido, assombradas por pesadelos, dores de cabeça e perda de apetite. Privadas da segurança, estabilidade e apoio que a escola oferece, muitas dessas crianças ficam sem os espaços de que precisam para brincar, aprender e se curar.

“A guerra destrói os ambientes seguros e nutritivos de que as crianças precisam. Quando as crianças são forçadas a suportar períodos prolongados de estresse traumático, elas enfrentam riscos graves de saúde e psicológicos, e as consequências podem durar a vida inteira.