O ministro da Cultura, Mohammad Mortada, inaugurou neste sábado (28), no museu do Louvre, em Paris, uma exposição de peças arqueológicas recentemente descobertas encontradas em Jbeil, informou a Agência Nacional de Notícias estatal.
Os objetos antigos foram encontrados durante uma missão conjunta da direção geral de antiguidades e do Museu do Louvre. A exposição está programada para continuar até o dia 11 de setembro no pavilhão libanês.
À margem da cerimônia, Mortada discutiu o desenvolvimento das relações bilaterais entre Beirute e Paris com um funcionário do museu.
A vous amis libanais & aux passionnés de Byblos, je vous invite à voir au @MuseeLouvre des objets issus des dernières fouilles archéologiques 🇫🇷🇱🇧 ayant mis à jour une exceptionnelle nécropole de l'âge de bronze. La 🇫🇷 est fière de contribuer à la mise en valeur du patrimoine 🇱🇧. pic.twitter.com/nIFMWpSHvu
— Anne Grillo (@grillo_anne) May 25, 2022
Na quarta-feira, a embaixadora francesa no Líbano Anne Grillo havia chamado os entusiastas libaneses a visitar o Louvre. “Para vocês, amigos libaneses e entusiastas de Byblos, convido-os a ver no Museu do Louvre objetos das últimas escavações arqueológicas franco-libanesas que descobriram uma necrópole excepcional da Idade do Bronze”, tuitou ela, acrescentando que seu país estava “orgulhoso de contribuir para o desenvolvimento da herança libanesa”.