Na capital de Rondônia, Porto Velho, vive uma pequena comunidade libanesa. Muitos deles são de cidades do Vale do Bekaa e do Norte do Líbano.
Uma única família libanesa de Qaraoun, domina a gastronomia na cidade. Eles administram um dos mais antigo restaurantes árabe da Amazônia.
E tem libanês que escolheu empreender na gastronomia italiana, mas o quibe, a kafta, o homus e a babaganuch não faltam no cardápio.

Restaurante Almanara
O restaurante nasceu em 1965, em Porto Velho (RO) e é comandado pelo libanês, Hamed Kassem Hijazi, que chegou no Brasil em 1959, com 20 anos. Por meio do Almanara, os rondonienses puderam conhecer e saborearem uma boa comida libanesa.
Onde: Rua José de Alencar, número 2624, Centro, Porto Velho – Rondônia
Telefone: (69) 99959-0369

Sabor Libanês
O Sabor Libanês fica no Centro de Porto Velho, próximo ao antigo Palácio Oficial do Governo de Rondônia. Tornou-se um dos pontos mais frequentados por políticos e autoridades. O casal Mohamad e Fatima Hijazi, conquistaram de vez os rondonienses com as Esfihas de verdura, requeijão e carne. Ela comanda a cozinha com maestria e ele o balcão. Os filhos ajudam no atendimento e no caixa.
Onde: Rua José de Alencar, número , Centro, Porto Velho – Rondônia.
Telefone: (69) 3224-3401
Delícias da Aicha
É comandada pela Aicha Hijazi e está localizada próximo ao Centro Administrativo do Governo do Estado, além do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Assembleia Legislativa. A localização colabora com o movimento dos apreciadores de uma boa comida libanesa.
Onde: Rua Abunã, número 1229, Santa Barbará, Porto Velho – Rondônia.
Telefone: (69) 99604-6446
O restaurante Don Giovanni é comandado pelo Nabil Razzak. Um restaurante italiano, que também apresenta o que existe de melhor na culinária árabe. O atendimento fica por conta do Rey, que conquista a clientela com simpatia.
Onde: Rua Guanabara, número 2855, Liberdade, Porto Velho – Rondônia.
Telefone: (69) 3229-9999